sábado, 18 de dezembro de 2010

Então é natal e o que você fez?


Chegou dezembro, mês que se comemora o natal, mas afinal, o que é natal? Primeiramente vamos começar pelo significado da palavra. Natal significa: nascimento, ou seja, comemoração do nascimento de alguém. No dia do seu aniversario é o seu natal, no meu niver é o meu natal, e no dia 25 de dezembro é o natal do homem que mudou a história da humanidade: Jesus Cristo.
Antigamente essa data era uma festa em comemoração ao deus sol, portanto, uma festividade pagã. A igreja no século IV resolveu cristianizar essa festa. Assim o dia 25 de dezembro simboliza (mesmo não sendo de fato) o nascimento do menino Jesus.
O mais interessante que eu acho, é que mesmo sendo uma festa em comemoração ao nascimento do nosso mestre Jesus, pouco se fala dele; a imagem do papai Noel (q ñ tem nada a ver com o nascimento de Jesus) é muito mais aclamada, nessa data, que a do próprio aniversariante, Jesus. Na verdade, essa festa cristã seria bem mais significativa e fidedigna ao seu sentido original, se em vez das pessoas alimentarem o capitalismo, alimentassem seus espíritos, afinal era essa a proposta primitiva do natal. Mas as pessoas se perderam e acabaram destruindo o sentido real do natal.
Hoje em dia o mês de dezembro é bastante proveitoso para o sistema capitalista, pois as pessoas compram e compram apenas para obedecer à prática mecânica de presentear outras pessoas pensando que assim está vivendo o natal, mas do que adianta dar presentes nessa data, mas ter sido egoísta e avarento o ano inteiro? Nada fez né verdade?! O natal não é só comprar presentes, enfeitar a casa com luzes piscantes e coloridas e comer peru na ceia, o natal transcende a tudo isso.
Proponho que repensemos e retomemos o real sentido do natal, ou melhor, passemos a viver todos os dias do ano, o verdadeiro cristianismo; o natal sendo uma festa cristã, que as pessoas em respeito e obediência a fé que professa comemora, porque não ter esse mesmo respeito e consideração com os ensinamentos que nosso senhor Jesus nos deixou e praticá-los o ano inteiro? Tarefa difícil né? Mas não custa tentar, pelo menos, fazer o básico do cristianismo, que é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Que no dia 25 de dezembro na hora da tradicional ceia de natal, pare para refletir e fazer uma auto-análise. Faça uma oração ao Pai agradecendo por tudo o que ele tem feito em sua vida. O melhor presente que nós podemos dá a Jesus é a obediência aos seus mandamentos. Não vou ser hipócrita e dizer que eu faço exatamente tudo, mas a vontade de querer fazer e o esforço de tentar já é válido. Então, que Deus nos ajude a entender e viver o cristianismo, e q a noite do natal sirva para lembrarmos como é grande o amor de Deus pela humanidade, pois enviou o seu filho para ser sacrificado por amor ao homem,. É por esse feito que hj temos a ousadia de chamar o Deus todo poderoso de PAI. Jesus NASCEU para que o homem morresse e “MORREU” para que o homem nascesse. (vixi será que o leitor vai entender o q eu quero dizer! se for cristão talvez entenda. rsrs): -) Festejemos o natal com alegria, mas sem esquecermos do principal: o aniversariante!
FELIZ NATAL!
Nany Oliver

Nenhum comentário:

Postar um comentário